Criado pelo Banco Central, afim de facilitar ainda mais a vida de quem não sobrevive sem fazer tudo online, esse novo método consiste na realização rápida e fácil de transferências bancárias sem o pagamento de taxas, de um banco para o outro. No entanto, desde que fora disponibilizado no mercado financeiro, surgiu a seguinte dúvida: para que serve o Pix? Caso você esteja inserido dentre a parte da população que ainda não conhece bem acerca desse método, continue lendo esse artigo para sanar todas as suas dúvidas.
De modo geral, podemos definir o Pix como sendo uma modalidade de pagamentos instantâneos, no qual o cliente de um determinado banco, conseguirá realizar transferências de forma simples, e que em questão de segundos, esteja na conta escolhida. É válido ressaltar que, para que tudo esteja dentro dos conformes, é imprescindível que, tanto quem esteja enviando, quanto quem esteja recebendo tenham criado uma a sua chave de acesso Pix.
Dessa forma, o primeiro questionamento que deverá ser feito no momento que antecede uma transferência bancária, é se a pessoa que irá receber tal quantia, já possui uma chave Pix. Somente assim, é que tudo será ainda mais fácil, onde se faz necessário inserir somente esse dado, a agência e número da conta. Pronto, o valor será transferido a qualquer dia da semana, em qualquer horário.
Afinal, para que serve o Pix?
Como já fora introduzido, o Pix fora criado com apenas uma finalidade: facilitar as transferências bancárias entre as diferentes contas. Se antes existia uma barreira que impedia de efetuar pagamentos aos finais de semana ou até mesmo após um horário pré-estabelecido, por exemplo, agora ficou ainda mais fácil. No entanto, é sempre válido consultar o seu banco e saber quais são as orientações feitas por ele acerca dessa nova metodologia.
Até o momento atual, o Pix vem sendo bastante utilizado e muitas pessoas só estão tecendo comentários positivos quanto ao seu desempenho. Lógico, sempre haverá muitos clientes insatisfeitos com algo. No entanto, está sendo algo revolucionário, que ajuda bastante durante o dia a dia, ao se manter funcional durante os 7 dias da semana. Antes mesmo de ter sido lançado, o questionamento rondava na seguinte frase: para que serve o Pix?

Esse facilitador de transferências bancárias serve justamente para isso. Se antes havia certas preocupações acerca de horários para efetuar quaisquer pagamentos, com a chegada do Pix tudo passou a ser feito com rapidez, sem horários específicos, ou até mesmo, a cobrança de taxas. Isto é, muitos bancos costumam cobrar um valor um tanto quanto alto, para que a transferência entre agências diferentes, sejam concluídas.
Passar algumas horas ou até mesmo 3 dias esperando a compensação de um boleto bancário agora é coisa do passado. Claro, existirão casos em específicos onde esse tempo deverá ser aguardado, caso não exista outra forma de efetuar um pagamento. Portanto, o lado positivo dessa criação do Banco Central é algo que pode extinguir o DOC e o TED.
Quais são as principais características do Pix?
Quando mencionamos essa nova modalidade, a primeira coisa que vem na nossa mente é sobre como tudo se tornou ainda mais fácil, simples e cômodo. Porém, seriam somente essas as características do Pix? É válido ressaltar que, antes da sua criação, as transferências demoravam horas para cair na conta, mas agora, tudo acontece em questões de minutos. Desde o momento em que inserimos a chave Pix, até a parte do valor a ser transferido e o dinheiro cair na conta, tudo poderá levar menos que 5 minutos, a depender de quem esteja manuseando o aplicativo.
Uma palavra que poderia definir o Pix é a sua funcionalidade. No entanto, existem outras características que também englobam essa modalidade bancária, nas quais podemos citar:
- Ambiente aberto para que, não somente os bancos, possam poder usufruir;
- Facilidade no manuseio do aplicativo, até mesmo para quem é leigo quando o assunto é tecnologia;
- A disponibilidade do serviço é em período integral, funcionando 24 horas por dia, durante os 7 dias na semana. Portanto, as transferências poderão ser feitas a qualquer hora que estiver necessitando;
- A velocidade do serviço foi um outro fator que impressionou bastante os usuários, afinal, o recebedor tende a receber o valor escolhido, dentro de apenas, 10 segundos.
Dessa forma, se ainda estiver se perguntando acerca de para que serve o Pix, a resposta para tal questionamento foi respondido logo acima. Onde a principal característica dessa modalidade é a rapidez com a qual tudo acontece, desde o momento da inserção da chave, até o recebimento do dinheiro pela outra pessoa.
Sem comentários