O golpe do envelope vazio é bastante utilizado por golpistas brasileiros. Fácil de ser aplicado, ele pode ser mais fácil ainda de ser evitado.
O golpe do envelope vazio se aproveita a inocência e falta de atenção das vítimas ao conferirem o comprovante ou o extrato de sua conta corrente.
Entendendo como esse golpe funciona fica mais fácil de se proteger e não cair no golpe, o que pode evitar um grande prejuízo e dor de cabeça.
Basicamente o golpe consiste em depositar um envelope vazio no caixa eletrônico, informando um valor que não existe.
Ao fazer isso, o caixa eletrônico emite o comprovante do depósito, o valor aparece no extrato, mas fica bloqueado até a conferência do envelope pelo banco.
Ou seja, o valor aparece no extrato da conta de quem deveria receber o dinheiro, mas como se fosse uma previsão de depósito, ele só informa, mas ainda está bloqueado até que o banco confira as informações.
É nesse período que o golpista informa a vítima do depósito, mostra o comprovante, induzindo-a a pensar que o dinheiro foi depositado, quando na verdade não foi, pois o envelope depositado não tem conteúdo.
Esse golpista em um momento de desatenção se aproveita do cliente.
Para entender como não cair no golpe do envelope vazio no caixa eletrônico, é preciso se ater em algumas coisas na hora de conferir um pagamento ou compensação.
Como não cair no golpe do envelope vazio
O caixa eletrônico é uma facilidade, porém dá margem para golpistas se aproveitarem. O golpe do envelope vazio, apesar de “velho”, ainda faz diversas vítimas desavisadas.
Para que você não venha ser vítima desse velho golpe, vale lembrar que qualquer deposito em envelope é emitido um comprovante, mas isso não é garantia que o dinheiro irá entrar na conta depositada.
Dessa forma, mesmo um envelope sem dinheiro ou realizado em outro valor receberá o comprovante.

Por isso, para não cair nesse golpe financeiro, verifique se no comprovante está escrito em alguma parte como bloqueado. Caso estiver, não aceite.
Verifique também na sua conta, caso esteja escrito bloqueado ou ainda não compensou, não conclua a transação até que o valor caia na conta. Pessoas honestas não terão problema em esperar o prazo de compensação.
Sempre guarde informações cruciais, como nome completo, telefone, endereço da pessoa.
Desconfie sempre de ofertas fora do comum e que solicitam esse método de pagamento.
O que fazer se cair no golpe do envelope vazio?
Normalmente as pessoas buscam as informações de como funciona esse golpe, depois de cair nessa fraude, então vamos ver o que é necessário fazer para denunciar esse crime.
Você deverá provar que foi vítima do golpe, para isso, reúna documentos e provas contra o criminoso, tal como endereço, nome completo, capturas de tela, e-mails, comprovantes, descrição física, etc.
Com os documentos em mãos, procure a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência.
Você também poderá contratar um advogado para abrir um processo criminal contra o estelionatário.
Realmente é um processo trabalhoso, por tanto, faça o máximo para não cair nesse golpe.
Sempre confira se o valor em questão já caiu em conta, e não se deixe enganar por um simples comprovante.
Sem comentários